Criado em 2010 na Holanda, o The Voice chegou dois anos mais tarde ao Brasil, e tem feito sucesso na TV Globo ao longo de suas 10 temporadas.
A décima-primeira temporada do talent show, a ser lançada no ano que vem, já está com as inscrições abertas – e com vagas limitadíssimas.
Aos interessados em participar do The Voice inscrições, deve-se saber de antemão que as exigências vão além de ter uma boa voz.
Isso inclui o mínimo de conhecimento em edição, cenário e estrutura para envio de alguns vídeos e fotos, paciência para o preenchimento de formulários e uma boa preparação vocal.
Regras de elegibilidade
Qualquer pessoa maior de 16 anos pode participar do processo seletivo. No momento da inscrição, o candidato deve informar dados como nome completo, CPF, RG, e-mail e telefones. O nome artístico é opcional.
Algumas informações mais aprofundadas são solicitadas em um segundo momento, como o endereço, o local de nascimento, o meio de deslocamento até o Rio de Janeiro (onde fica a sede do estúdio da TV Globo), quantas horas demora para chegar até a capital fluminense e qual é o aeroporto e rodoviária mais próximo.
Ao final, o participante precisa concordar em seguir algumas normas estabelecidas pela emissora, tanto do ponto de vista ético, quanto de segurança.
Envio de vídeos e fotos
Na etapa seguinte, é preciso enviar 2 fotos e pelo menos um vídeo em que a pessoa apareça cantando.
O candidato pode fazer um vídeo maior onde aparece cantando no início e depois contando um pouco de sua vida – necessariamente nessa ordem.
A música escolhida precisa ser cantada em português. Depois, o candidato pode emendar com uma canção internacional – desde que ela não ofusque em duração e importância a canção de língua portuguesa.
O local de gravação do vídeo precisa ser bem escolhido: deve-se evitar lugares muito escuros ou barulhentos, que interferem na qualidade do som (como bares e shows ao vivo).
Investir em uma boa iluminação e em um equipamento de captação de áudio de melhor qualidade garante alguns pontos extras entre o participante e a equipe de recrutadores.
De acordo com a Globo, caso o candidato deseje mostrar que é profissional e já grava em estúdio, o vídeo com a canção deverá estar limpo, sem tratamento de voz por programas de áudio.
Ao mesmo tempo, deve-se evitar cantar à capela (dar destaque apenas à voz). O ideal é que haja acompanhamento de um instrumento musical.
Formulário de aceite e redes sociais
A emissora vai disponibilizar um longo formulário para saber mais sobre a vida pessoal do candidato e sua relação de longa data com a música.
As perguntas abordam desde o grau de escolaridade até se a pessoa conhece alguém que trabalha na Globo e o grau de relacionamento entre eles.
No geral, o formulário visa traçar de maneira ampla o perfil do candidato e seu nível de profissionalização musical, inclusive com perguntas se ele já participou de outros programas de televisão e de concursos de canto, se tem um representante comercial ou contato com alguma gravadora, se já estudou música ou Letras e se já fez participação em shows de cantores famosos.
É opcional o compartilhamento dos perfis nas redes sociais – mas um diferencial notável.
Já a avaliação segue critérios pré-definidos (e não divulgados) pela equipe do The Voice. Em caso de aprovação, há uma seleção presencial, que definirá se o candidato subirá – ou não – ao palco do talent show para soltar a voz e torcer para que virem alguma cadeira.
Longo caminho que vale a pena
Chegar à fase final do The Voice pode ser difícil, mas é bastante recompensador. A começar pela exposição em TV aberta, que gera repercussão e publicidade instantâneas, principalmente para os que vêm de municípios menores.
Além disso, os participantes tendem a ganhar muitos seguidores nas redes sociais e, mesmo que não saiam vencedores, podem usar a experiência adquirida no programa e com os jurados para aprender muitas coisas e colocarem os vídeos em seus materiais de divulgação.
Para Renato Viana, vencedor do The Voice em 2015, “o reality abre muitas portas, recursos para investir na carreira, porque precisa de dinheiro, de pessoas do meio para ajudar. E quem não tem visibilidade não tem isso”.
Já as inscrições The Voice Kids, versão infantil do programa, estão abertas desde maio deste ano e são feitas 100% pela internet. Os critérios para participação, obviamente, são menos rígidos do que sua contraparte para adultos.