.
CURRICULUM



Joelmir Beting é jornalista, especializado em análise econômica desde os anos 60, quando começou a publicar no jornal Folha de S.Paulo sua coluna diária, que logo passou a ser redistribuída a até meia centena de jornais em todo o País. Nos anos 80, Joelmir transferiu a coluna e sua distribuição para o grupo do jornal O Estado de S.Paulo, onde permaneceu até fins de 2003, quando decidiu concentrar suas atividades no rádio, na TV e internet, depois de mais de 40 anos na mídia impressa.

Nos anos 70, Joelmir foi precursor do jornalismo econômico na TV, tendo introduzido a análise dos fatos econômicos em linguagem acessível. Foi comentarista das TVs Gazeta (no ano de sua fundação), Bandeirantes e Globo. Ao mesmo tempo, atuava nas emissoras de rádio desses grupos.

Desde março de 2004, é comentarista do Jornal da Band e do Primeiro Jornal, na TV Bandeirantes, além de ter ancorado o Canal Livre, apresentado aos domingos. Faz comentários diários no canal de TV fechada do grupo, a BandNews (Notícia), e em dois programas da Rádio Bandeirantes (Gente e Três Tempos). Também manteve um programa diário de esporte, Beting&Beting, com seu filho, Mauro Beting, alternadamente com seu sobrinho, Erich Beting, ambos jornalistas especializados nesse setor.

Desde o ano 2000, mantém seu próprio site, www.joelmirbeting.com.br, dedicado à análise macroeconômica.

Parte importante de sua rotina de trabalho é participar de eventos corporativos e ministra palestras sobre cenários macroeconômicos com foco na área de interesse do grupo presente.

Jornalista, com formação universitária em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Joelmir é paulista, nascido em Tambaú em 1936. É casado há quase 50 anos com Lucila, sua assessora durante mais de 25 anos e que agora desenvolve trabalhos de voluntariado, visando a profissionalização de mães de família carentes da zona sul de São Paulo.

Tem dois filhos, Gianfranco (publicitário), casado com Sharon Weissman Beting, também publicitária, e Mauro (jornalista). Tem quatro netos: Luca, Thomas, Gabriel e Martin.

Ao longo de sua carreira, recebeu vários prêmios, destacando-se entre os mais recentes o Comuniquese Mídia Eletrônica, como melhor analista de Economia da TV e mídia eletrônica, por quatro vezes (2012, 2009, 2006 e 2004), o Apimec-MG de Jornalismo Econômico (em 2004) e o Apimec-SP de Jornalismo Econômico (em 2003), além do Grande Prêmio Instituto Ayrton Senna de Jornalismo (o primeiro da série, em 2001).


(22/10/2009)